Agricultores familiares aderem ao Seguro Safra em Coronel Murta

Publicado em: 24/10/2016 00:00 | Fonte/Agência: assessoria de comunicação

Cerca de 250 pequenos agricultores familiares de Coronel Murta, afetados pela seca, receberão o Seguro Safra. Serão três parcelas de R$ 180 reais que serão pagas a partir de agosto do ano que vem.

Para que os agricultores tenham  direito ao benefício, a prefeitura municipal faz anualmente a adesão ao programa, pagando R$ 13 mil reais divididos em 5 parcelas. O agricultor interessado também paga uma parcela única de R$ 17 reais. O Estado e a União cobrem o restante.

No sábado (22) durante encontro de agricultores do municipio, no Sindicato dos Trabalhadores Rurais, os interessados receberam o boleto bancário, entregue pela secretaria municipal de Agricultura.

“ Esse público é persistente, é trabalhador. Estamos enfrentando uma  seca  brava nos últimos  anos, mas todo ano eles estão lá plantando, estão trabalhando a terra, para tentar colher, para alimentar sua família e também nos alimentar na área urbana — afirmou Gilney Aguilar, secretário municipal de Agricultura.

O que é

O Benefício Garantia-Safra foi criado pela Lei 10.420/2002 para socorrer produtores rurais que perderam pelo menos 50% da safra, em decorrência de estiagem ou excesso de chuvas, de culturas como feijão, milho, arroz, mandioca e algodão.

O benefício é pago em parcelas, pela rede bancária da Caixa Econômica Federal, por tempo determinado, e atende produtores da Região Nordeste, do estado de Minas Gerais e do Espírito Santo. O valor é definido pelo comitê gestor do programa