COMUNICADO DA SECRETARIA DE SAUDE

COMUNICADO DA SECRETARIA DE SAUDE


Publicado em: 17/01/2017 00:00

Whatsapp

 

A Prefeitura Municipal de Coronel Murta, Administração “Tempo de Mudança”, através da Secretaria Municipal de Saúde, informa que está intensificando a vigilância contra a Febre Amarela Silvestre. O motivo para a intensificação é a situação epidemiológica deste tipo da doença com confirmação de casos nos  municípios do Vale do Mucuri.
A Secretaria tem como objetivo detectar precocemente a circulação viral, reduzir a incidência de febre amarela silvestre e impedir a transmissão urbana.
 
Foi recolhido na  fazenda Capão em Lagoa Nova próximo ao Pau Alto os restos mortais de um macaco além de outro animal da mesma espécie em estado agonizante. Os mesmos foram recolhidos por equipes especializadas na área de epidemiologia das cidades de Araçuaí e Belo Horizonte, para analise da causa da morte e da doença.
Apesar de ainda não termos a confirmação através dos resultados dos exames, a Secretaria iniciou a vacinação contra a Febre Amarela, na unidade de Saúde Carlito Murta, inicialmente foram disponibilizadas pela GRS – Diamantina somente 100 doses da vacina, após a intervenção da referida Secretaria de Saúde foram fornecidas mais 300 doses, portanto em virtude da alta procura da população pela vacina, não foram suficientes, mas de acordo com a GRS – Diamantina o município receberá nos próximos dias 1200 doses extras.
“Esclarecemos que o município não passa por epidemia nem ouve nenhum caso registrado. O que estamos fazendo é um trabalho de prevenção. Iremos deixar a população informada de toda a situação, mas no momento não há nada que traga pânico.” Esclarece a Secretária de Saúde Darlany Kênia Loyola.
 
 
 
GRUPOS ESPECÍFICOS PARA VACINAÇÃO DE ACORDO NOTA TÉCNICA 02/2017 DA SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE DE MINAS GERAIS
Crianças entre 6 e 9 meses de idade
Em situação de suspeita de surto de febre amarela, epizootia em primatas não humanos ou confirmação da circulação viral em vetores silvestres, 1(uma) dose deve ser administrada aos 6 (seis) meses de idade, NÃO sendo considerada válida para rotina, devendo ser mantido o esquema vacinal aos 9 (nove) meses e aos 4 (quatro) anos de idade. Observar o intervalo mínimo de 30 dias entre as doses. 
Pessoas a partir de 5 anos até 59 anos de idade
Que receberam uma dose da vacina antes de completar 5(cinco) anos de idade: Administrar um reforço, com intervalo mínimo de 30 dias entre as doses. - Que nunca foram vacinadas ou sem comprovante de vacinação: Administrar a primeira dose da vacina e 1(um) reforço após 10 (dez) anos. - Que possuem uma dose após 5 anos de idade: Fazer o reforço imediato, considerando dose válida (não é necessário aguardar o prazo de 10 anos da última dose). - Que receberam 2 (duas) doses da vacina: Considerar vacinado.
 Pessoas com 60 anos e mais
Que nunca foram vacinadas ou sem comprovante de vacinação: Se for residente em área de risco (zona rural), com ocorrência de epizootias e casos prováveis/confirmados de febre amarela, DEVEM receber uma dose com precaução e serem devidamente acompanhadas em relação aos eventos adversos.
 
Contraindicações
- Crianças menores de 6 meses de idade; - Pacientes com imunodepressão de qualquer natureza:
- Pacientes infectados pelo HIV com imunossupressão grave, com a contagem de células CD4 < 200 células /mm3 ou menor de 15% do total de linfócitos para crianças menores de 6 anos;
 - Pacientes em tratamento com drogas imunossupressoras (corticosteroides, quimioterapia, radioterapia, imunomoduladores);
 - Pacientes submetidos a transplante de órgãos; - Pacientes com imunodeficiência primária; - Pacientes com neoplasia;
- Indivíduos com história de reação anafilática relacionada a substâncias presentes na vacina (ovo de galinha e seus derivados, gelatina bovina ou a outras);
- Pacientes com história pregressa de doenças do timo (miastenia gravis, timoma, casos de ausência de timo ou remoção cirúrgica); 


Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação

SEMASH REALIZA I FÓRUM COMUNITÁRIO DO SELO UNICEF 2017/2020

29/08/2018 19:51

Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação

I FÓRUM COMUNITÁRIO DO SELO UNICEF 2017/2020

23/08/2018 16:00

. Gabinete da Prefeita

Estado deve mais de 2,5 Milhões a Coronel Murta

16/08/2018 19:30

. Gabinete da Prefeita

COSEMS/MG DIVULGA DÍVIDA DO ESTADO COM CORONEL MURTA

07/08/2018 14:57