PREFEITURA REALIZA AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA ESCLARECIMENTO DE SITUAÇÃO FINANCEIRA

Publicado em: 09/11/2018 18:35 | Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação

A Prefeita Municipal de Coronel Murta, Amariles Santos Lima e todo secretariado municipal promoveu no dia 08 de novembro de  2018 uma Audiência Pública para esclarecimento da situação financeira do município causada pela falta de repasses de recursos por parte do Governo Estadual.

Cerca de 300 (trezentas) pessoas estiveram presentes no Centro de Feiras e Espaço Multiuso na noite de quinta-feira para ouvir atentamente as falas das autoridades.

Estiveram presentes além do secretariado e colaboradores municipais, o Vice-Prefeito Rômulo Murta, o Vice-Presidente da Câmara de Vereadores Sr. José Vanderleno (Nenzão) os vereadores José Wilson (Chico de Maurício), Geraldo Barbosa (Geraldinho da Barra), Crésio Freire (Clésio), Francisco Oliveira (Tico Moto-taxi), o Comandante do Destacamento Militar em Coronel Murta Sargento Márcio, o advogado Dr. Geidson Sena e também o Prefeito de Ponto dos Volantes e Presidente da UMVALE (União dos Municípios do Vale do Jequitinhonha) Sr. Leandro Santana.

Para Leandro Santana Presidente da UMVALE “a situação do município de Coronel Murta não está diferente de nenhum município do Vale do Jequitinhonha, região que não tem receita própria e que vive quase que exclusivamente dos recursos oriundos do Estado. Existem cidades em que a situação é mais grave e que o funcionalismo municipal já está sendo obrigado a fazer ações para arrecadação de recursos para prestarem assistência social para outros colegas, no qual não recebem seus salários a alguns meses”.

A Prefeita Amariles destacou a importância da conscientização dos funcionários e toda a população das consequencias que a falta do repasse dos recursos está trazendo e ainda poderá agravar no município de Coronel Murta. Dona Fia informou ainda que não há mais recursos próprios para subsidiar o pagamento dos professores que recebem seus salários com recursos do Fundeb. Somente a dívida da Educação já chegou ao montande de R$ 1.151.709,16 (Um milhão, cento e cinquenta e um mil, setecentos e nove reais e dezesseis centavos) somada aos demais repasses atrasados até o dia 31 de outubro de 2018 o total que o município deixou de receber do Governo do Estado de Minas Gerais é de R$ 3.140.118,55 (Três milhões, cento e quarenta mil, cento e dezoito reais e cinquenta e cinco centavos).

Algumas medidas estão sendo tomadas para redução dos gastos da administração municipal em todas as secretarias e departamentos do município, como, dispensa de alguns funcionários contratados, redução de consumo de combustiveis, materiais em geral, outra medida foi a suspensão de quaisquer compra de materias, com excessão dos essenciais para funcionamento das secretarias e departamentos, além da obrigatoriedade de cada secretaria diminuir o consumo de energia e água no minímo em 30% (trinta por cento) ao mês. Dentre outras medidas adotadas a fim de reduzir o impacto causado pela falta de recursos.

A Audiência Pública está disponível integralmente em vídeo no canal da Prefeitura Municipal de Coronel Murta atravé do link https://youtu.be/v5kL9OIJGKo.

CORONEL MURTA, RECEBE NOTA MÁXIMA DA SECRETARIA DE TURISMO

06/12/2018 17:50